segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Depressão ...

Os factores que estão por detrás de uma depressão são muitos e também os sintomas são múltiplos, entre os de ordem física e os de ordem emocional. A pessoa chora com frequência, com as lágrimas a correr por tudo e por nada. Sente-se, além disso, vazia, inútil e culpada, mas também ansiosa e inquieta, surgindo um clara dificuldade em tomar decisões. O cansaço é uma constante, mesmo sem razão aparente. E também sem explicação podem perder-se ou ganhar-se quilos. O sono sofre igualmente perturbações, entre a dificuldade em dormir e uma sonolência constante. A este quadro juntam-se pensamentos negativos, que, no extremo, podem ser dominados pela ideia de morte e conduzir a tentativas de pôr fim à própria vida. O suicídio é, aliás, o risco último de uma depressão não identificada e não tratada.
Mas a memória e a concentração são também afectadas e aqui só o tratamento da depressão resolverá a situação.
Nem todos estes sintomas se concentram numa mesma pessoa, mas quando alguns estão associados e  se prolongam por duas semanas ou mais, sem tréguas, considera-se que o quadro é de uma depressão.

Alguns factores de risco:
  • Pessoas com história de depressão no passado;
  • Pessoas com história familiar de depressão;
  • Pessoas com tendência para a ansiedade e pânico;
Alguns dos sintomas da depressão:
  • Modificação do apetite (falta ou excesso de apetite);     
  • Perturbação do sono (sonolência ou insónia);
  • Fadiga, cansaço e perda de energia;
  • Irritabilidade;                                                                                  


Música de inverno - vídeo

O inverno

O inverno é uma das quatro estações do ano. É a estação mais fria do ano. Chega a ter temperaturas muito baixas oscilando de temperaturas de - 40 graus. Contudo é uma estação procurada pelos desportistas que gostam de praticar ski em locais com muita neve, como acontece nos Alpes Suícos.
Nesta estação as pessoas são obrigadas a usar agasalhos quentes e calçado apropriado. As nossas casas nesta época do ano têm de estar aquecidas para nosso conforto.
Esta estação é propícia a muitas gripes obrigando muitas vezes as pessoas a socorrerem-se dos hospitais.



Inverno-A estação mais fria do ano

Inverno - estação da prática de desportos na neve

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Depressão ...

Os factores que estão por detrás de uma depressão são muitos e também os sintomas são múltiplos, entre os de ordem física e os de ordem emocional. A pessoa chora com frequência, com as lágrimas a correr por tudo e por nada. Sente-se, além disso, vazia, inútil e culpada, mas também ansiosa e inquieta, surgindo um clara dificuldade em tomar decisões. O cansaço é uma constante, mesmo sem razão aparente. E também sem explicação podem perder-se ou ganhar-se quilos. O sono sofre igualmente perturbações, entre a dificuldade em dormir e uma sonolência constante. A este quadro juntam-se pensamentos negativos, que, no extremo, podem ser dominados pela ideia de morte e conduzir a tentativas de pôr fim à própria vida. O suicídio é, aliás, o risco último de uma depressão não identificada e não tratada.Mas a memória e a concentração são também afectadas e aqui só o tratamento da depressão resolverá a situação.


Nem todos estes sintomas se concentram numa mesma pessoa, mas quando alguns estão associados e se prolongam por duas semanas ou mais, sem tréguas, considera-se que o quadro é de uma depressão.



Alguns factores de risco:

Pessoas com história de depressão no passado; Pessoas com história familiar de depressão; Pessoas com tendência para a ansiedade e pânico; Alguns dos sintomas da depressão:

Modificação do apetite (falta ou excesso de apetite); Perturbação do sono (sonolência ou insónia); Fadiga, cansaço e perda de energia; Irritabilidade;

                                                                                                 
                                                                                              

Depressão - Também inimiga da memória.
 http://www.portaldasaude.pt/ 

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ÁGUA ( Bem - te - quero )

Costuma dizer-se, com toda a razão, que a água é a melhor bebida do mundo. Mas há outras fontes de água: derivados do leite, sumos e refrigerantes podem ser mais atractivos quando não há sede, mas convém ter um consumo regrado, dado o significativo teor de açúcar. As sopas e os legumes fornecem água e ainda vitaminas e sais minerais importantes para várias funções do nosso organismo, além de serem pouco calóricas. por exemplo, a melancia é constituída por 98% de água, o pepino por 96% e 94% da alface é água.
Mas há certas bebidas que são contraproducente, porque aumentam as perdas de água, como são os casos das bebidas alcoólicas, café, chá ou bebidas que, contendo cafeína, têm uma acção diurética, ou seja, provocam um aumento da eliminação de água pelos rins. Assim, não só não contam para a contabilidade diária dos 2 litros de água, como devem ser consumidas moderadamente.
Não é por acaso que a água está representada no centro da "roda dos alimentos". Beber cerca de 10 copos de água por dia (2litros), é um hábito que deve adquirir, pela sua saúde e bem-estar.



BEBA ÁGUA!



5 dicas para optimizar a dose diária: 
  • Beba um copo de água ao acordar, antes de ingerir qualquer alimento sólido.
  • Tenha sempre uma garrafa de água por perto para consumir ao longo do dia
  • Faça menos pausas para o café e mais para a água.
  • Prefira água aos refrigerantes, á refeição ou fora dela.
  • Beba água antes, durante e após o exercício físico.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Dia Internacional da segurança na Internet 2011

Já está em preparação as comemorações do Dia Mundial da Internet Segura. O dia é uma iniciativa que mobiliza 65 países de todo o Mundo para promover o uso Seguro da Internet. Esta ideia foi organizada pela Rede INSAFE, rede que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da Internet nos países  da União Europeia.
Em 2011 o tema é: "Estou online é mais que um jogo. É a sua vida". Será na semana de 8 de Fevereiro de 2011.
Dia da Internet Segura - 2011

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Vida de estudante

Volvidos mais de seis meses, cá estou de novo a visitar o meu blog. Já me esqueci de muitas coisas sobre o funcionamento deste blog. A todos os amigos desejo um bom dia.

Cumprimentos

João Poveiro