terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ÁGUA ( Bem - te - quero )

Costuma dizer-se, com toda a razão, que a água é a melhor bebida do mundo. Mas há outras fontes de água: derivados do leite, sumos e refrigerantes podem ser mais atractivos quando não há sede, mas convém ter um consumo regrado, dado o significativo teor de açúcar. As sopas e os legumes fornecem água e ainda vitaminas e sais minerais importantes para várias funções do nosso organismo, além de serem pouco calóricas. por exemplo, a melancia é constituída por 98% de água, o pepino por 96% e 94% da alface é água.
Mas há certas bebidas que são contraproducente, porque aumentam as perdas de água, como são os casos das bebidas alcoólicas, café, chá ou bebidas que, contendo cafeína, têm uma acção diurética, ou seja, provocam um aumento da eliminação de água pelos rins. Assim, não só não contam para a contabilidade diária dos 2 litros de água, como devem ser consumidas moderadamente.
Não é por acaso que a água está representada no centro da "roda dos alimentos". Beber cerca de 10 copos de água por dia (2litros), é um hábito que deve adquirir, pela sua saúde e bem-estar.



BEBA ÁGUA!



5 dicas para optimizar a dose diária: 
  • Beba um copo de água ao acordar, antes de ingerir qualquer alimento sólido.
  • Tenha sempre uma garrafa de água por perto para consumir ao longo do dia
  • Faça menos pausas para o café e mais para a água.
  • Prefira água aos refrigerantes, á refeição ou fora dela.
  • Beba água antes, durante e após o exercício físico.

Sem comentários:

Enviar um comentário