Estando o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a suscitar discussões sobre as alterações impostas pelo novo tratado, quer do lado dos defensores da mudança, quer do lado dos mais acérrimos críticos - dum lado e doutro, sólidos e justos argumentos que valorizam um idioma cultural da identidade de um povo, mais do que nunca, faz todo o sentido assinalar o Dia Internacional da Língua Materna.
A nossa língua é a sexta mais falada em todo o Mundo, calculando-se que seja utilizada por mais de 170 milhões de pessoas.
Provavelmente é da sua importância que deriva a acesa polémica em torno do já referido Acordo Ortográfico.
Também é provável que esta polémica seja fruto da nossa língua estar bem viva, fazendo parte do Universo das mais de seis mil línguas maternas faladas no nosso planeta.
O Dia Internacional da Língua Materna - 21 de Fevereiro - foi proclamado no ano de 1999 pela Conferência Geral da Unesco.
Camões - Considerado um das maiores figuras da literatura em língua portuguesa |
Mas, num momento em que a língua de Camões é esgrimida nos seus vários conceitos de escrita, demonstrando toda a sua importância, não nos esqueçamos que muitas outras línguas maternas vão caindo em desuso, estando mais de metade das existentes em vias de extinção.
Seja qual for a polémica à volta da língua portuguesa, uma coisa é certa: Ela está bem viva e recomenda-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário