segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia dos Namorados

História


A história do dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido como homenagem a São Valentim. Este dia é associado ao amor romântico e chega depois do final da Idade Média.
São Valentim que foi bispo lutou contra as ordens do Imperador Cláudio II, que havia proíbido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar a celebrar casamentos, São Valentim também se casou secretamente, apesar da proíbição do Imperador. Ao ser descoberto São Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto esteve preso, muitos jovens davam flores e escreviam bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardou na prisão o cumprimento da sentença, São Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro que era cega, tendo-lhe milagrosamente devolvido a visão. Antes de partir, São Valentim escreveu uma mensagem de adeus para a namorada na qual assinava como "seu namorado", ou "De seu Valentim".
 A data de 14 de Fevereiro dia dos namorados, foi escolhida por se tratar da data da morte de São Valentim. Outra versão diz que a data de 14 de Fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.
No Brasil, o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de Junho por ser véspera do dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.

14 de Fevereiro - Dia dos Namorados
 E, assim se fez um pouco de história do dia dos namorados.

Sem comentários:

Enviar um comentário